domingo, 17 de maio de 2015

Análise de um Gamer Pobre #03 - Project Cars


Fala ae habitantes internéticos. Tudo bão?
Demorou demaaaaais, mas finalmente chegou a hora!
A análise daquele que foi anunciado como o Kratos dos simuladores. O Masterchief dos games automobilísticos. O Dovakin das pistas. O Mário dos gráficos ultrarrealistas.
Ele: PROJECT CARS.

Com tanto hype, dá praticamente pra gente sentir na pele o peso que a Bandai Namco teve nas costas ao anunciar esse projeto audacioso que prometia revolucionar para sempre os simuladores de corrida.
E na análise deste gamer pobre, que não jogou (e provavelmente não o jogará porque não tem dinheiro), você verá se eles conseguiram.

Gráficos

Bem, o que dizer desse visual MAGNIFICAMENTE lindo, que eu mal conheço e já considero pakas?

Visualmente Project Cars é impecável. Não deve em nada para games já lançados e consagrados como Forza, Gran Turismo e GRID.


Os carros, as pistas, tudo foi meticulosamente pensado e reproduzido para que o jogador ficasse praticamente hipnotizado com o que está vendo na tela, tanto nos consoles quanto no PC.
Uma menção mais do que honrosa deve ser feira às corridas com chuva. São perfeitas! As gotas caindo no capô do carro, os respingos nos vidros embaçados, o efeito da água nas pistas, ficaram excepcionais. Neste quesito a produtora só não surpreendeu mais porque desde alguns meses atrás, já eram divulgadas algumas imagens e vídeos com essas ambientações. Na verdade a surpresa foi eles terem justamente conseguido entregar aquilo que foi mostrado, no fim das contas.


Apesar disso, nem tudo são rosas. Com relação às colisões, o jogo acaba por ficar devendo em realismo. Não que eu esperasse carros pegando fogo depois de uma batida, ou pilotos voando pelo para-brisas. Mas, né!? Algumas vezes o camarada bate de frente e amassa a parte traseira do carro... Tindi não.

Áudio

Sabe no Gran Turismo quando você acelera um carro pracaralho muito e o barulho dele começa a ficar parecido com o da motosserra de uma pegadinha qualquer que você viu no Faustão? Bem, você não vai achar isso aqui, boy.
Os sons dos bólidos ficaram bastante agradáveis de se ouvir e transmitem uma imensa sensação de fidelidade sonora. Dos karts aos sinistros McLaren P1, o ronco dos motores é atraente e vai te fazer ficar vidrado na hora das trocas de marcha no momento certo enquanto estiver nas corridas.

Jogabilidade

Então, Project Cars não é um jogo pra qualquer um. Se você se considera piloto de fuga porque consegue fazer drift no Mario Kart, meu conselho é: procure alguém que tenha comprado o jogo e peça para testar porque aquilo não é só mais um joguinho de corrida. O vídeo que o BRKsEDU fez é o melhor exemplo disso que eu consegui encontrar. Assistam aí e entendam o que eu quero dizer:



No modo carreira o jogo te permite iniciar sua carreira (não! jura??), podendo passar pelos karts e galgar seu caminho a até a prestigiada e fictícia fórmula A (já que a Codemasters ainda detém os direitos da Formula 1) ou outra categoria prestigiada que eles têm no jogo. Isso deve ser bacana para aqueles que apreciam o mundo automobilístico.

As opções de ajuste dos controles são vastas. E eu não quero dizer vastas tipo o mapa de Skyrim. Eu quero dizer que se você for ajustar tudo minuciosamente, você provavelmente vai desistir de jogar.

Mas o jogo recompensa aqueles que resolvem se aventurar por suas pistas depois de terem configurado apropriadamente seus controles de acordo com suas habilidades. Em todos os gameplays que eu assisti eu fiquei apreensivo na horas das ultrapassagens e vibrei quando o jogador conseguiu fazê-las com sucesso e também quando venciam as corridas.

Online

Nesta parte o jogo é simples, objetivo e divertido. O jogo funciona bem e só de você saber que está competindo contra pessoas de verdade, te dá uma sensação ainda maior de realismo já que você não pode "prever" exatamente como um ser humano vai agir diante das suas manobras e tentativas de ultrapassagem.

Conclusão: 

Desde o início desta análise você viu que eu avisei que Project Cars não é um jogo para qualquer um. Não espere um novo Need for Speed, ou algo fantasioso como Mário Kart. Aqui é onde os homens são separados dos garotos. E se você não tem experiência alguma com simuladores de corrida de verdade, o game pode valer a pena se você tiver paciência para aprender e configurar os controles e dificuldade do game.
Àqueles que procuram por uma simulação de qualidade, em que é possível perceber que a influência dos pilotos profissionais consultados durante o desenvolvimento do jogo, fica apenas um conselho: Se você não comprou ainda, COMPRE!
O jogo não é perfeito e como tudo na vida ele tem suas imperfeições. Mas aqui, elas são tão pequenas que não vão atrapalhar a sua diversão e de quebra a tendência é de que você vicie no game!

Enfim, se essa análise agradou você, e te fez ficar com vontade de comprar o game, dê preferência pra esses links ali em cima. Assim você me ajuda a quem sabe um dia conseguir comprá-lo também e me incentiva a continuar com esse blog e as análises!

PS.: Fica aqui um gif que me fez rir por alguns minutos:



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